top of page
  • Site
  • Spotify
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Imprensa

Höröyá

Brazilian Mandeng Jazz

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa "liberdade", “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anticolonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

Formado na cidade de São Paulo, composto por treze integrantes, entre brasileiros e senegaleses, o Grupo Höröyá  tem como influência culturas tradicionais de países do oeste africano, como Guiné, Mali e Senegal; diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé; o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

 

Com uma proposta artística única, unindo o tradicional ao moderno, a música agrada um público amplo que vai do Pop ao Funk/Jazz e a ritmos tradicionais da cultura africana e afro brasileira.

“Gri Gri Ba(2022)  é o quarto disco do grupo Höröyá. O nome é em Malinke, língua central na cultura Mandeng, que significa: “O grande feitiço”, “O grande feiticeiro”, “A grande força”. O disco foi gravado em um período de 13 meses, durante a pandemia.

No álbum Pan Bras’Afree’ke – Vol.2 (2019) , o grupo teve a honra de receber o “Rei do Djembe” Famoudou Konaté,  e participações de Jaques Morelenbaum, Cheick Tidiane Seck, Davi Yanomami, Gabi Guedes, Zal Sissokho, e mais.

Neste mesmo ano grava-se o single “Todo Lugar é Sertão” (2019), com  Chico Cesár e as Clarianas.

Com a co-produção do maestro Cheick Tidiane Seck, que trabalhou com Fela Kuti, Mory Kanté, Salif Keita, Youssou N'Dour, entre outros, o álbum “Pan Bras'Afree'Ke - Vol.1 (2017) conta com faixas gravadas e produzidas entre São Paulo, Bamako (Mali) e Bobo-Dioulasso (Burkina Faso).

O grupo estreia com o álbum homônimo “Höröyá” (2016),  com temas marcantes como “Mansa Fela” em homenagem ao grande Fela Kuti.

 

 O grupo gravou a música oficial do campeonato Premier League BBC Channel, na Inglaterra, uma versão de “Hand Clapping Song” do The Meters. O grupo também foi o responsável pela música tema do especial da TV Globo no programa do Dia da Consciência Negra, "Falas Negras", com a música "Terra Berra", em 2020.

bottom of page