• Instagram
  • YouTube

Imprensa

DOCUMENTÁRIO

Super opong stars

Grupo do Gana (HighLife, AfroBeat e AfroFunk)

O grupo ganense Super Opong Stars (SOS) apresenta um som único e energético, uma mistura entre Highlife, Afrobeat, Afro Funk e Palmwine Folk, que explode numa batida afro-urbana emocionante, ancorada em letras que nos lembram canções de aldeia e a antiga espiritualidade africana, e letras de protesto e de amor. É um reinventar dos sons vintage dos anos 1970, com metais potentes, ritmos e uma vibração pulsante para se divertir e que, ao mesmo tempo, nos convida a estarmos cientes de nossa condição humana.

 

O projeto SOS deriva do anterior grupo Kyekyeku & Ghanalogue Highlife, que nos últimos cinco anos empolgou plateias em palcos da África e da Europa.  Originário do Gana, berço da música Highlife, SOS está gravando o seu primeiro álbum, com o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022. As gravações ocorrem nos estúdios da Philophon Records em Kumasi, Gana.

 

O grupo é liderado por um dos principais nomes contemporâneos da música Ganense, Kyekyeku (Tche-Tche-Kou), um "mago com a guitarra" (CNN). Parte de uma nova geração de músicos daquele país que procura encontrar expressões contemporâneas para a grande herança musical da África Ocidental, a música de Kyekyeku vem do Forest Folk Palmwine Blues e dos ritmos cruzados do Gana que deram origem a alguns dos estilos únicos que surgiram na África Ocidental, particularmente Highlife e Afrobeat.

 

Em 2021 Kyekyeku é um dos seis membros do comitê de curadoria do ACCES, responsável pela seleção dos artistas para participar nos showcases do evento em Joanesburgo, África do Sul.