FINO COLETIVO
MPB Tropical
Do encontro entre compositores cariocas e alagoanos na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2005, surgiu o que a princípio seria um projeto para que os autores, juntos, tivessem mais espaço e visibilidade para apresentar suas canções. O grande sucesso de crítica e público com o primeiro álbum, acabou fazendo o projeto virar banda.
Desde então o Fino Coletivo segue na estrada. Até aqui, com três álbuns lançados Fino Coletivo (2007), considerado um dos 10 melhores álbuns de 2007 pelo Jornal O Globo, Copacabana (2010), Massagueira (2014). Premiados pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria Música Popular - Grupo Revelação, e o 6º Prêmio Rival Petrobras de Música, a banda vem marcando presença nos palcos das principais cidades e capitais brasileiras.
Hoje parte do Fino Coletivo reside em Lisboa, Portugal, local onde foi gravado e produzido o quarto disco de carreira da banda, Carnaval do Espíritos, que será lançado no segundo semestre de 2023
Depois de quase uma década longe dos palcos, o Fino Coletivo, impulsionado por grande sucesso espontâneo nas plataformas digitais, com mais de 30 milhões de streamings, 2 milhões de ouvintes, 50 mil seguidores em mais de 175 países, se apresentou em maio de 2023 no Sesc Pompeia, em São Paulo, com ingressos esgotados e plateia vibrante.
No segundo semestre de 2023 lançará o álbum “Carnaval dos Espíritos” com a marca Fino Coletivo: sua mistura de ritmos, proposta sonora festiva e letras que conversam sobre amor, confraternização, espiritualidade e ancestralidade. As faixas transitam pelo soul, afoxé, samba, entre outros gêneros. A intenção é trazer um pouco de cada um dos três álbuns anteriores. A espontaneidade do primeiro, a contemporaneidade e a pegada orgânica do mais recente disco. O álbum também conta com a presença de músicos renomados, como Donatinho e Claudinho Andrade nos teclados, Diogo Gomes no trompete e arranjo de sopros, Juninho Ibituruna e Zero Telles nas percussões, Davi Moraes na guitarra entre outros.
O Fino Coletivo é Siri Adriano (vocal), Álvaro Lancelotti (Vocal), Alvinho Cabral (guitarra), Daniel Medeiros (baixo), Rodrigo Scofield (bateria).