Imprensa
felipe el
Cantor e Compositor
Eu SOu o Carnaval
O cantor e compositor Felipe EL apresenta o espetáculo “Eu Sou o Carnaval”, uma homenagem ao legado de Moraes Moreira. O show é uma imersão vibrante na obra do mestre, conduzindo o público por uma viagem musical que mistura frevos, ijexás,samba-reggaes e guitarras baianas, em uma performance alegre, dançante e memorável.
O show nasce do álbum homônimo (Jul/2025), fruto da relação do artista com Moraes, Carlinhos Brown e a família de Dodô e Osmar, incorporando a alma do carnaval baiano e produzindo esse disco que contou com as participações de Davi Moraes, Clara Buarque, Armandinho e Luiz Caldas.
A apresentação percorre os clássicos do repertório carnavalesco de Moraes Moreira, incluindo faixas como “Chame Gente”, “Bloco do Prazer”, “Chão da
Praça” e a faixa-título “Eu Sou o Carnaval”, reinterpretadas por Felipe EL com sonoridade contemporânea. Entre ritmos e grooves autênticos da cultura afro-baiana, o show celebra a importância de Moraes na história do carnaval e na música brasileira,
mantendo viva sua energia e legado para novas gerações.
Através da música, Felipe El, que viveu Moraes no musical “Os Novos Baianos” - produção musical de Davi Moraes e Pedro Baby - nos conta a história de Moraes Moreira sua relação com o carnaval da Bahia, o forte intercâmbio cultural Pernambuco-Bahia que ele representa, e de sua riqueza de composições.
Sobre Felipe El:
Seu primeiro álbum, “Felipe El” (2013), apresenta doze faixas que exploram a musicalidade brasileira com um sotaque pop e world music. Em 2016 lançou o single “Re-lógica”, mostrando a nova cara de seu trabalho, e com essa música ganhou o primeiro festival da canção da qual participou, em Paraguaçu - MG, o festival de música “Marolo de Ouro”.
Em 2019, Felipe El teve uma incursão que lhe trouxe um grande crescimento, tanto musical como artístico. Participou do elenco do musical “Os Novos Baianos”, interpretando o grande compositor brasileiro Moraes Moreira.
Em maio de 2020 lança o single e videclipe “Sistema” — um protesto à desigualdade social e econômica aprofundada pela endêmica corrupção. O trabalho ficou entre os 10 finalistas do Fair Play Anti-Corruption Music Competiton promovido pela IACC (International Anti-Corruption Conference), na Coreia do Sul.
Em outubro de 2021 lança o EP “CORONÁRIO”, com seis faixas que mostram ao público a intimidade que o compositor tem com seu instrumento, soando canções suaves e de profundo significado. É um álbum de voz e violão de MPB com influências de Moraes Moreira, Gilberto Gil e Djavan. Sua voz doce e macia nos transporta a uma atmosfera gostosa como uma viagem à beira mar. É um álbum profundo e belo. Doce e sutil.